Os dentinhos separados estão no auge de moda. Mas, afinal, eles são defeito ou charme?

O conceito de beleza sempre esteve vinculado à ideia da perfeição. Pergunte a uma pessoa mais velha de sua família se ela não se lembra de que a perda do título de Miss Universo 1954 pela brasileira Martha Rocha foi creditada a 5 cm a mais em seu quadril. Realidade ou lenda, o fato é que, felizmente, otempo se encarregou de tornar aqueles "defeitos" capazes de derrubar até misses em marcas de sucesso de ícones da beleza mundial. O exemplo do momento é a holandesa Lara Stone e seu diastema, aquele pequeno espaço entre os dentes que já fez muita gente sofrer bullying na escola.

O sorriso com "janelinha", entretanto, é um caso clínico para os dentistas. A separação entre os dentes incisivos centrais tem como principal causa a diferença de tamanho entre a arcada óssea e o formato dos dentes. "Com isso, acaba sobrando espaço na arcada que não é preenchido pelos dentes. Outra causa muito comum é o freio labial superior inserido em nível mais baixo do que o normal, interpondo-se entre os incisivos centrais", explica o dentista Victor Schuina, autor do blog Doctor Victor, que relaciona temas da cultura pop ao vocabulário dos consultórios dentários.
Quando a causa é o freio labial superior, o problema pode ser solucionado ainda na infância. "Basta fazer uma microcirurgia para retirar esse freio, e, com o tempo, os dentes irão se realocar naturalmente", esclarece Schuina. Um hábito comum entre as crianças também pode atrapalhar o ajuste natural da dentição. "Muitas desenvolvem a mania de inserir a língua no espaço entre os dentes e essa inserção pode mantê-los separados", destaca a cirurgiã-dentista Maria Clara Azevedo, da Clínica OdoClean, no Rio de Janeiro.

No entanto, como o referencial de beleza, assim como a moda, é algo subjetivo e mutante, Fonseca deixa a decisão para os pacientes. "Gosto não se discute. Se pudesse comprar uma Ferrari, jamais seria amarela, por exemplo. Mas tem gente que gosta", brinca ele. "O papel do profissional é realizar o sonho de cada um. Para aqueles que admiram o diastema, deixamos como está. Para os que se incomodam com ele, existe uma solução", completa o presidente da SBOE.

Essa matéria não é de autoria do blog, apenas foi retirada do site citado na primeira linha. Foram adicionadas algumas fotos que estavam em um link na matéria original.
0 comentários:
Postar um comentário