Os dentinhos separados estão no auge de moda. Mas, afinal, eles são defeito ou charme?

O conceito de beleza sempre esteve vinculado à ideia da perfeição. Pergunte a uma pessoa mais velha de sua família se ela não se lembra de que a perda do título de Miss Universo 1954 pela brasileira Martha Rocha foi creditada a 5 cm a mais em seu quadril. Realidade ou lenda, o fato é que, felizmente, otempo se encarregou de tornar aqueles "defeitos" capazes de derrubar até misses em marcas de sucesso de ícones da beleza mundial. O exemplo do momento é a holandesa Lara Stone e seu diastema, aquele pequeno espaço entre os dentes que já fez muita gente sofrer bullying na escola.

O sorriso com "janelinha", entretanto, é um caso clínico para os dentistas. A separação entre os dentes incisivos centrais tem como principal causa a diferença de tamanho entre a arcada óssea e o formato dos dentes. "Com isso, acaba sobrando espaço na arcada que não é preenchido pelos dentes. Outra causa muito comum é o freio labial superior inserido em nível mais baixo do que o normal, interpondo-se entre os incisivos centrais", explica o dentista Victor Schuina, autor do blog Doctor Victor, que relaciona temas da cultura pop ao vocabulário dos consultórios dentários.
Quando a causa é o freio labial superior, o problema pode ser solucionado ainda na infância. "Basta fazer uma microcirurgia para retirar esse freio, e, com o tempo, os dentes irão se realocar naturalmente", esclarece Schuina. Um hábito comum entre as crianças também pode atrapalhar o ajuste natural da dentição. "Muitas desenvolvem a mania de inserir a língua no espaço entre os dentes e essa inserção pode mantê-los separados", destaca a cirurgiã-dentista Maria Clara Azevedo, da Clínica OdoClean, no Rio de Janeiro.

No entanto, como o referencial de beleza, assim como a moda, é algo subjetivo e mutante, Fonseca deixa a decisão para os pacientes. "Gosto não se discute. Se pudesse comprar uma Ferrari, jamais seria amarela, por exemplo. Mas tem gente que gosta", brinca ele. "O papel do profissional é realizar o sonho de cada um. Para aqueles que admiram o diastema, deixamos como está. Para os que se incomodam com ele, existe uma solução", completa o presidente da SBOE.

Essa matéria não é de autoria do blog, apenas foi retirada do site citado na primeira linha. Foram adicionadas algumas fotos que estavam em um link na matéria original.
Foi a vez da Maria Fernanda passar por uma supertransformação! Cansada dos cabelos compridos e das mechas já bastante judiadas, ela topou mudar o visual e adotar um cabelo curtinho e desencanado. A professora de visagismo e estética capilar Letícia Chaves foi quem liderou o time de especialistas que transformou a Mary. A transformação foi rápida e ficou um arraso, veja o passo-a-passo:
1- Mary teve os cabelos lavados com um shampoo adstringente mentolado, que retira todos os resíduos dos fios e refresca o couro cabeludo. Depois de limpos, a especialista cortou as madeixas da Mary. O corte foi um releitura do tradicional chanel e, inspirado nos looks de Scarlett Johansson e Alexa Chung, os fios foram cortados em duas camadas e ambas foram texturizadas no estilo rasgado: fios superdesfiados por uma tesoura. Esse processo é o responsável por deixar o cabelo menos volumoso e mais leve. É ideal para as mulheres modernas, que já precisam acordar com os cabelos praticamente prontos, e combina com todos os formatos de rosto.
2- A transformada já tinha mechas californianas, mas elas estavam muito marcadas. Para tirar esse ar de raiz crescida, a expert refez as mechas separando o cabelo em partes e desfiando as tiras com pente fino. “Isso deixa as mechas californianas esfumaçadas. O visual fica bem mais natural!”, explicou Letícia
3- Depois que a coloração atingiu o tom desejado, os cabelos foram lavados. Foi usado condicionador antes do shampoo, para desembaraçar os fios desfiados. Letícia aplicou um tonalizante para que o cabelo atingisse um loiro mais frio (puxado para o cinza). Na hora de secar, ela fez um alisamento intermediário que, ao contrário da progressiva com formol, utiliza um produto à base de uréia que dilata a cutícula de maneira suave e potencializa a ação do alisamento com o uso de fontes de calor (secador e chapinha).
4- O último passo dessa transformação incrível foi a boa e velha maquiagem. Escolhemos um make fatal e, ao mesmo tempo, romântico para ornar com o novo look. A sedução ficou por conta dos lábios vermelhos, enquanto os olhos bem delineados deram um ar de romantismo à moça. Confira as estapas da maquiagem:
- Primer para uniformizar a pele
- Uma mistura de corretivos amarelo e coral para suavizar as olheiras profundas e escuras
- Base livre de óleo, que é menos espessa e perfeita para peles oleosas
- Pó bronzeador aplicado em todo o rosto com um pincel grande
- Blush rosado
- Delineador em caneta preto nas pálpebras e lápis de olho preto no contorno inferior.
- Muito rímel
- Lápis de boca vermelho nos lábios inteiros. Ele promove o efeito mate (sem brilho) que alguns batons bem caros prometem!
- Batom da mesma cor do lápis de boca só para finalizar e fazer com que a boca fique com uma cor mais homogênea.
Vocês gostaram da tranformação? O look da Maria Fernanda é uma grande tendência para o inverno, pode apostar!